União Europeia condena atentado contra turistas na Caxemira indiana

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, condenaram hoje o atentado mortal contra um grupo de turistas na Caxemira indiana, manifestando o apoio europeu à Índia.

Notícia

© IDA MARIE ODGAARD/Ritzau Scanpix/AFP via Getty Images

Lusa
22/04/2025 22:58 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

União Europeia

"O vil ataque terrorista em Pahalgam, hoje, roubou muitas vidas inocentes. As minhas mais profundas condolências a Narendra Modi e cada coração indiano que sofre hoje", pode ler-se, numa nota na rede social X de Ursula von der Leyen.

 

A líder da Comissão Europeia sublinhou ainda que "o espírito da Índia é inquebrável" e "permanecerá forte nessa provação", garantindo que a Europa apoia a Índia.

Também a alta representante da UE para os Negócios Estrangeiro condenou "o hediondo ataque terrorista" que "ceifou muitas vidas inocentes".

"As nossas profundas condolências às vítimas, às suas famílias e ao povo da Índia. A UE mantém-se firme contra o terrorismo", pode ler-se, na publicação de Kaja Kallas na mesma rede social.

Pelo menos 26 pessoas morreram e mais algumas ficaram feridas hoje na Caxemira indiana, quando homens armados abriram fogo sobre um grupo de turistas, naquele que foi considerado pelas autoridades locais um dos piores atentados contra civis em muitos anos.

Um anterior balanço do ataque dava conta de 24 vítimas mortais.

Narendra Modi condenou o que classificou como um "ato hediondo", prometendo que os respetivos autores "responderão perante a justiça".

As autoridades indianas acusaram em diversas ocasiões o Paquistão de apoiar vários grupos armados em Caxemira, uma região disputada entre os dois países desde 1947 e pelo controlo da qual estes travaram duas das três guerras desde a independência do Reino Unido.

Em 1999, registou-se um breve mas intenso confronto militar entre as duas potências nucleares e, desde 2003, está em vigor uma frágil trégua.

Leia Também: EUA "firmemente ao lado da Índia contra o terrorismo" em Caxemira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas