Um utilizador da rede social X (Twitter) ‘criou’ um conjunto de figuras que estão a dar que falar, nada mais, nada menos, por retratarem diferentes figuras políticas, a propósito das eleições legislativas antecipadas de 18 de maio.
O fundador da plataforma Rows.com, Humberto, recorreu ao software GPT-4o do ChatGPT para criar figuras dos “candidatos e coisas pelas quais são conhecidos”.
A ‘coleção’ de 17 bonecos conta não só com os líderes de cada partido, mas também com figuras do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do antigo primeiro-ministro António Costa, do candidato à Presidência da República Luís Marques Mendes, e até do deputado Miguel Arruda, que abandonou o partido Chega na sequência das acusações de que roubava malas no aeroporto de Lisboa.
Eis as figuras:
Here is the Prompt that I used for my viral meme
— Humberto (@patife) April 3, 2025
Use GPT-4o on ChatGPT. Upload close image of person. Example provided of my request is for the last image:
Create image. Create a toy of the person in the photo. Let it be an action figure. Next to the figure, there should be the… https://t.co/PDTB90ZZVs pic.twitter.com/TQz9XDmn2z
Entretanto, Humberto especificou o método usado para criar o seu “meme viral”, tendo dado como exemplo as instruções concedidas para 'dar vida' à figura do antigo primeiro-ministro social-democrata Pedro Passos Coelho.
“Criar imagem. Crie um brinquedo da pessoa na fotografia, que seja uma figura de ação. Ao lado da figura, deve estar o equipamento do brinquedo, cada um nos seus blisters individuais. 1) Um livro chamado 'Tecnoforma'. 2) Um cão de três cabeças com uma etiqueta que diz 'Troika' e um osso a seus pés com a palavra 'austeridade'. 3) Uma hidra de três cabeças com uma etiqueta com o nome 'Geringonça'. 4) um livro com o título 'D. Sebastião'. Não repetir o equipamento em nenhuma circunstância. O cartão que segura o blister deve ser cor de laranja forte. Além disso, no topo da caixa, escrever 'Pedro Passos Coelho' e, por baixo, 'PSD action figure'. A figura e o equipamento devem estar todos dentro de blisters. Crie isto de forma realista”, escreveu.
Leia Também: TC aprova 'AD', PPM recorrerá. Até quando pode alastrar-se a polémica?