Gouveia e Melo já tomou uma decisão... mas ainda não a revela. Em entrevista ao Diário de Notícias, publicada esta sexta-feira, o almirante assegurou que "já tomou uma decisão" quanto à sua eventual candidatura a Presidente da República, mas que só a revelará "após as Legislativas" antecipadas - marcadas para 18 de maio.
"Se já tomei uma decisão, o que eu vos posso dizer é que já. Mas só assumirei após as Legislativas, porque agora é tempo para os portugueses serem informados das diferentes propostas para a governação do país e eu não quero interferir nisso", foram as palavras de Gouveia e Melo.
Contudo, e uma vez que tem surgido publicamente por diversas vezes - em fóruns ou conferências - a partilhar as suas opiniões sobre o país, o almirante vincou: "O facto de não ter assumido a minha candidatura não me retira, por outro lado, o direito de intervir politicamente ou responder a convites pontuais - e expressar o que penso em determinados assuntos".
"Não me sinto obrigado a ficar calado", frisou.
Recorde-se que o almirante Henrique Gouveia e Melo é o favorito da maioria dos eleitores portugueses para vencer as eleições presidenciais de 2026, contra qualquer um dos candidatos que têm sido referidos e independentemente do cenário, avançou uma sondagem do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e ISCTE para a SIC e Expresso, publicada no final do mês de janeiro.
Segundo a análise, Gouveia e Melo tem 25% das intenções de voto.
Até ao momento, recorde-se, há já oito candidatos às Presidenciais: Luís Marques Mendes, Mariana Leitão, Manuela Magno, Aristides Teixeira, Orlando Cruz, André Ventura, André Pestana e Tim Vieira.
Leia Também: Candidato? Marques Mendes acusa Gouveia e Melo de andar a "fingir"