PS candidata antigo oficial da GNR Vítor Rodrigues à Câmara da Figueira

O tenente-coronel aposentado da GNR Vítor Rodrigues, de 61 anos, vai ser o candidato do PS à presidência da Câmara da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, anunciou hoje a Comissão Política Concelhia.

Notícia

© Reprodução Facebook / PS Figueira da Foz

Lusa
24/02/2025 10:50 ‧ há 4 horas por Lusa

Política

Autárquicas

Em comunicado, a estrutura socialista salientou que o nome do antigo Chefe do Estado Maior da Unidade de Controlo Costeiro foi sufragado no domingo por larga maioria, com 34 votos a favor, três contra, quatro abstenções e um voto nulo e outro em branco.

 

"Os figueirenses merecem mais do que promessas vazias e resultados que nunca se concretizam. É hora de fazermos mais. É hora de fazermos diferente. Uma governação socialista em defesa e ao serviço dos interesses dos figueirenses", frisou o candidato, citado na nota.

Como prioridades políticas, Vítor Rodrigues elencou o apoio aos mais desfavorecidos, o combate à pobreza e a promoção de políticas de inclusão social, criação de estruturas de apoio à saúde e aos mais velhos, e uma forte aposta na educação, "como fator fundamental para a ascensão social dos cidadãos e o desenvolvimento do concelho".

O socialista, que é mestre em desenvolvimento local, pretende dar à Figueira da Foz "o lugar e a importância que representa como polo polarizador da região Centro", considerando que "é tempo" da Câmara ter um presidente "que decide depois de ouvir os figueirenses".

"Posso garantir aos figueirenses que os servirei durante quatro anos, independentemente dos resultados. Será que os meus adversários nesta luta política podem afirmar o mesmo, que servirão a Figueira da Foz durante quatro anos, quer vençam ou quer percam a eleição?", questionou.

Segundo Vítor Rodrigues, residente na freguesia de Buarcos e São Julião, a população precisa de um concelho onde tenha "orgulho em viver" e de um projeto governativo "de confiança, credível e sustentável", com uma liderança que garanta um futuro melhor a pensar nas famílias.

O candidato do PS comandou o Comando do Destacamento Fiscal da GNR da Figueira da Foz e o Centro de Formação naquela cidade, além de ter sido Chefe do Estado Maior da Unidade de Controlo Costeiro, Comandante da Unidade de Apoio Geral e diretor operacional daquela força de segurança.

Nas eleições autárquicas deste ano, previstas para finais de setembro ou início de outubro, Vítor Rodrigues vai enfrentar o atual presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, que já anunciou a sua recandidatura ao cargo, apoiado pelo movimento Figueira a Primeira (FAP) e pelo PSD.

O antigo primeiro-ministro governa o município figueirense desde 2021, pela segunda vez, depois de ter sido presidente de Câmara duas décadas antes, entre 1997 e 2001.

Nas últimas autárquicas, foi eleito pela FAP, sem maioria absoluta, mas um acordo com o então líder local do PSD, Ricardo Silva, único vereador social-democrata na Câmara da Figueira da Foz, garantiu a maioria ao seu executivo a partir de junho de 2023.

Leia Também: Movimento recandidata Santana Lopes à Figueira da Foz com apoio do PSD

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas