A maioria dos portuguesas considera o presidente do PSD e atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, mais competente e, também, mais bem preparado do que o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos. Esses são os resultados da sondagem do CESOP - Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público.
Feita a pergunta 'Qual dos dois lhe parece mais competente?', 44% dos portugueses considera que Luís Montenegro é mais competente do que o seu principal adversário, Pedro Nuno Santos, que conta com 31% da votação. No entanto, 18% revelam que nenhum dos dois é competente.
Já relativamente ao "mais honesto", a diferença entre os dois é menor. Montenegro conta com 35%, enquanto Pedro Nuno obteve os votos de 32% dos portugueses. De resto, 23% disseram não reconhecer honestidade nem num, nem noutro.
A amostra de pessoas que participou nesta sondagem revela ainda que 46% acha que o Luís Montenegro está "mais bem preparado para ser primeiro-ministro" do que o líder da Oposição, que conta com 31% dos votos. Já 17% consideraram que nem um, nem outro está preparado para o cargo.
E qual dos dois está "mais capaz de promover o crescimento económico"? Os portugueses voltam a apostar as fichas no presidente do PSD com 50% dos votos, contrastando com os 30% do secretário-geral do PS.
Também sobre qual será "mais capaz de resolver problemas da saúde", Montenegro (39%) aparece à frente do socialista (33%).
Nos "problemas da educação", o primeiro-ministro volta a aparecer em primeiro, com 42% dos votos. Já Pedro Nuno Santos tem a confiança de 32% dos inquiridos. O mesmo acontece quando a questão é sobre os "problemas da habitação", onde Luís Montenegro, com 42%, sai novamente à frente de Pedro Nuno Santos, com 31%.
© Reprodução/ RTP
Leia Também: Marcelo ou Montenegro? Portugueses confiam mais no Presidente